Skip links

Menisco

Meniscos

O que é o menisco do joelho?

O joelho possui 2 meniscos. Eles são como cunhas semilunares móveis de fibrocartilagem. Formados basicamente por fibras de colágenos, cujas funções são de absorver e dissipar as forças de maneira homogênea da articulação do joelho. Os meniscos também contribuem para a estabilidade do joelho, principalmente o menisco medial.

O que é a lesão do menisco?

Esta lesão ocorre geralmente durante a prática de esporte após movimentos específicos de giro e torção do joelho. Frequentemente, atletas que tiveram lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) também apresentam lesões dos meniscos associadas. A lesão também pode ocorrer durante movimentos simples como agachar ou levantar de uma cadeira. 

Nestes casos, o menisco já apresenta uma lesão degenerativa assintomática prévia e um simples gesto é suficiente para completar a lesão. Quando o menisco é lesionado, parte da função dele fica comprometida e o joelho acaba sofrendo mais carga do que o normal.

Estudos recentes mostram o acompanhamento a longo prazo dos pacientes que tiveram o menisco retirado e demonstram que estes pacientes apresentam maior desgaste da cartilagem do joelho e artrose do que as pessoas sem lesão do menisco. Por esse motivo, esforços maiores atualmente em preservar o menisco estão sendo feitos.

Vista superior de menisco

Figura Foto anatômica de uma vista superior dos meniscos.

Possíveis tipos de lesões

Figura que representa os possíveis tipos de lesões dos meniscos.

Tipos lesões dos meniscos

Tipos de lesões com a vista superior.

Quais os sintomas de lesão?

Os sintomas dos pacientes com lesão do menisco podem variar com o formato da lesão, tipo e localização da lesão. Em alguns casos de lesões pequenas e degenerativas, a lesão não manifesta sintomas importantes para o paciente, que convive muito tempo sem saber que apresenta a lesão. 

Frequentemente, as lesões maiores do menisco são acompanhadas de um certo grau de inchaço (derrame do joelho). O inchaço pode ser discreto e não ser notado pela pessoa ou pode ser acentuado. As lesões localizadas mais na região posterior dos meniscos (corno posterior do menisco) manifestam-se com sintomas na região atrás do joelho e principalmente durante o movimento de agachar. Geralmente, a pessoa não consegue ficar por muito tempo agachado devido a dor. 

Por outro lado, lesões mais na região anterior dos meniscos (corno anterior do menisco) vai se manifestar com dor na frente do joelho durante o movimento de esticar totalmente o joelho. 

As lesões no corpo do menisco apresentam dor mais no meio do joelho e muitas vezes o menisco fica dolorido ao próprio toque da região. As lesões recentes (agudas) decorrentes da prática esportiva podem gerar lesões mais sérias como no caso do menisco em “alça de balde”. Frequentemente, nestes casos existe uma dor súbita após o entorse do joelho e dificuldade para esticar (estender) o joelho devido à interposição do menisco.

A lesão do menisco precisa de cirurgia?

A lesão pode ser tratada sem cirurgia. O tratamento vai depender do tipo de lesão, tempo de lesão, presença de limitação do movimento e sintomas associados. 

Pessoas que apresentam sintomas leves que não incomodam as atividades diárias e apresentam lesões antigas e degenerativas são os melhores candidatos ao tratamento não cirúrgico. Nestes casos, o tratamento é feito com fisioterapia para adaptação. Entretanto, pessoas jovens praticantes de esporte com lesões completas e recentes (agudas) são melhores candidatos ao tratamento cirúrgico. 

Sempre que possível, temos preferência em realizar cirurgias de preservação do menisco ao invés de retirada do menisco. A conduta definitiva vai depender de cada caso e decidido muitas vezes no momento da cirurgia. Lesões do menisco do tipo “alça de balde” são consideradas lesões de tratamento preferencialmente cirúrgico.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada de maneira minimamente invasiva (vídeoartroscopia) com dois pequenos cortes na região da frente do joelho. Existem dois tipo básicos de cirurgias: meniscectomia parcial (retirada da lesão do menisco) e sutura (“costura” do menisco). ?

Cirurgia de meniscetomia realizada por vídeo

A meniscetomia parcial é indicada para pacientes de mais idade, casos de lesões antigas (crônicas) e lesões complexas. A meniscectomia é realizada com o objetivo de retirar a parte do menisco lesada que é causadora de sintomas. Tentamos sempre preservar o máximo possível de menisco para que a função do menisco não fique muito comprometida. A recuperação após cirurgia varia e costuma permitir o paciente caminhar com maior conforto após 3-4 semanas.  

[Video acima que demonstra o procedimento de meniscectomia parcial por artroscopia. Para mais vídeos sobre este procedimento de meniscectomia parcial, acesse o site da American Academy of Sports Medicine. (AAOSM).

A cirurgia de sutura (“costura” ) é indicada em pacientes mais jovens, em casos de lesões recentes (aguda) e dependente do tipo de lesão. Com instrumentais atuais, a sutura pode ser feita toda por vídeoartroscopia. A recuperação pós-operatória é mais prolongada, pois exige que o paciente utilize muletas sem apoiar a perna operada no chão por cerca de 4 a 6 semanas.

 

[Video acima que demonstra o procedimento de meniscorrafia / Sutura de menisco. Para mais vídeos e possibilidade de sutura, acesse o Link.

Lesão do menisco
Instrumental por video
um ponto costura no menisco

Cirurgia de sutura realizada por vídeo artroscopia.

Fale conosco pelo WhatsApp